Crash Bandicoot é um clássico dos videogames, lançado pela primeira vez em 1996. Ao longo dos anos, vários jogadores se apaixonaram por suas aventuras e obstáculos desafiadores, mas poucos sabem que o jogo tinha originalmente muitos outros níveis que acabaram sendo deletados.

Esses níveis apagados incluem uma variedade de locais e desafios, como uma fase ao redor de um embuste submarino, uma fase inspirada nas ruas dos dias de carnaval brasileiro e uma fase que parecia ter sido inspirada na primeira dungeon do Legend of Zelda.

Então, por que a desenvolvedora do game, a Naughty Dog, decidiu remover esses níveis da versão final da experiência de Crash Bandicoot? Existem várias teorias circulando na internet, mas vamos explorar duas que parecem ser as mais lógicas.

A primeira teoria sugere que níveis inteiros foram removidos porque eram muito difíceis e frustrantes de completar. De fato, essas seções tinham obstáculos extremamente difíceis e algumas transições que pareciam impossíveis de passar. Especula-se que a dificuldade desses níveis teria prejudicado o apelo do jogo, afastando jogadores casuais que poderiam receber a impressão de que o jogo não vale a pena.

A segunda teoria pode ser considerada a “versão oficial” da Naughty Dog, que afirma que os níveis foram removido porque eles não se encaixavam na narrativa principal ou no estilo de jogo que a equipe estava tentando criar. Alguns dos elementos inseridos nesses níveis acabaram sendo incorporados em outras partes do jogo, mas as fases em si foram retiradas por não atenderem às expectativas da equipe de desenvolvimento.

Independentemente dos motivos, a exclusão desses níveis afetou a experiência do jogo de várias maneiras. Alguns jogadores alegam que retirar esses segmentos deixou o jogo incompleto e menos desafiador. Outros discordam, considerando que o jogo já possuía níveis suficientes e que esses níveis apagados não acrescentavam muito.

No final do dia, é difícil saber exatamente o que teria acontecido se esses níveis não tivessem sido apagados. Mas é interessante notar que a Naughty Dog, no geral, teve muito sucesso em criar um jogo icônico que ainda é amado por muitos dos jogadores – e isso não mudou, independentemente de algumas fases que não foram lançadas.

Em conclusão, os níveis apagados de Crash Bandicoot são um mistério que provavelmente nunca será totalmente resolvido. No entanto, o jogo que chegou às prateleiras continua a ser uma obra-prima da indústria dos videogames, com ou sem essas fases ausentes. Quem sabe, talvez um dia a Naughty Dog decida liberar essas áreas secretas para que os fãs possam experimentá-las por si mesmos. Seria uma bela surpresa para os jogadores antigos, além de possibilitar que uma nova geração de jogadores experimente o encanto único do universo de Crash Bandicoot.