Desde a sua criação em 1929, o Oscar se transformou em um símbolo de reconhecimento e excelência para os profissionais da indústria cinematográfica. A premiação é a mais importante do mundo do cinema e é realizada anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (AMPAS).

Em 2018, foram selecionados nove filmes na categoria de melhor filme, incluindo A Forma da Água, Dunkirk, Me Chame pelo Seu Nome,Lady Bird: A Hora de Voar, Três Anúncios para um Crime, Corra!, O Destino de uma Nação, The Post - A Guerra Secreta e Trama Fantasma. Cada um desses filmes possui suas particularidades, mas alguns, sem dúvida, são favoritos.

A Forma da Água, dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro, conquistou um enorme sucesso desde seu lançamento. Com 13 indicações ao Oscar e várias outras premiações em seu currículo, a obra conta a história de uma faxineira muda que se apaixona por um homem-anfíbio mantido em um laboratório secreto do governo dos Estados Unidos durante a Guerra Fria.

Dunkirk é outro dos favoritos ao Oscar 2018. Dirigido por Christopher Nolan, o filme é um drama histórico baseado na evacuação de Dunquerque, realizada pelas forças britânicas na Segunda Guerra Mundial. O filme não possui um protagonista em específico, mas, sim, um elenco de estrelas como Tom Hardy, Cillian Murphy e Mark Rylance.

Outro indicado é Três Anúncios para um Crime, um drama norte-americano que narra a história de uma mãe que pede justiça para o assassinato brutal de sua filha. O filme, que já impressionou críticos e o público, retrata um tema sensível à sociedade atual: a violência contra mulheres.

Um dos cineastas mais aguardados do ano é Paul Thomas Anderson. O diretor, que dispensa apresentações no mundo do cinema, traz Trama Fantasma, um drama que aborda a vida de um fascinante estilista britânico e sua equipe durante os anos 1950. O filme conta com as atuações de Daniel Day-Lewis, Lesley Manville e Vicky Krieps.

A Forma da Água, Dunkirk, Três Anúncios para um Crime e Trama Fantasma são os favoritos para levar para casa o prêmio de melhor filme. No entanto, será preciso esperar até o dia 4 de março, quando acontecerá a cerimônia de premiação, para saber quem realmente levará a estatueta dourada.

Em resumo, o Oscar 2018 promete ser uma ótima oportunidade para celebrar a excelência do cinema mundial. Com tantos filmes incríveis em disputa, será difícil assumir um favoritismo claro. Em última análise, cabe aos votantes da Academia decidir qual dessas obras merece ser a grande vitoriosa.